jul 15, 2015 18:30 pm - Posted by Vina

Boa tarde pessoal, a receita de hoje é uma receita deliciosa que eu fiz no jantar em num dia da época do natal do ano passado. Na verdade foi alguns dias depois do natal(falei desse dia aqui), no dia em que fizemos o amigo secreto e foi a segunda vez em que eu cozinhei para um número maior de pessoas (a primeira foi quando cozinhei para 10 pessoas. Veja aqui).

jj_trio_tartar

Esse dia acho que foi pior do que o primeiro porque resolvi fazer uma massa fresca e recheada. E é realmente mais complicado do que eu previ, fazer, abrir, rechear e cozinhar uma massa fresca.

O cardápio desse dia foi o seguinte: para a entrada o Trio de Tartar, para o prato principal os Baulettis recheados com pesto de azeitonas pretas e burrata de búfala e para a sobremesa o Petit Gateau com sorvete de macadâmia. Assim sendo, a receita de hoje é o Trio de Tartar.

 

 

Serve: 6 porções

Tempo: 25min

Dificuldade: Fácil

 

 

Você vai precisar:

– Da sua faca;

– De uma tábua;

– De três bowls médios;

– Um processador de alimentos(opcional);

– Uma panela pequena;

 

 

Ingredientes:

Para o trio de tartar:

– 500g de salmão, fresco e limpo;

– 500g de atum, fresco e limpo;

– 500g de robalo, fresco e limpo;

– 450ml de azeite de oliva extra-virgem;

– 100ml de suco de limão;

– 1 pepino japonês cortado em cubos (opcional, eu mesmo não usei);

– 1 maçã verde cortada em cubos (opcional, eu mesmo não usei);

– Salsinha a gosto;

– Sal e pimenta do reino a gosto;

 

Para a redução:

– 60g de manteiga sem sal;

– 750ml de vinho tinto seco de sua preferência;

– 3 dentes de alho;

– 120g de mostarda dijon;

– 100ml de aceto balsâmico;

– Sal e pimenta do reino a gosto;

 

 

 

Modo de preparo:

jj_trio_peixesCorte os três peixes em cubos de 1cm (ou passe-os no processador até que atinjam a consistência desejada), e reserve. Junte a cada peixe o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta do reino. Se for usar, junte o pepino japonês também cortado em cubos de 1cm ao salmão e a maçã verde também cortada em cubos de 1cm ao robalo. Reserve os três peixes temperados, cada um em seu bowl.

Para fazer a redução, em uma panela pequena, derreta a manteiga e colocando o alho para dourar. Quando estiver dourado, adicione os outros ingredientes (o aceto balsâmico, a mostarda dijon, o sal e a pimenta do reino) deixando o vinho por ultimo. Reduza em fogo baixo até que o molho fique com a consistência mais grossa e o sabor mais apurado (esse é o efeito da redução, destacar o sabor por meio da cocção em fogo baixo).

Monte o prato com o trio e decore com o molho e com a salsinha e sirva em seguida.

IMG_5993

IMG_5997

(Pratos montados com a redução. Bom apetite!)

Esta entrada foi publicada em Entradas, Peixes e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>