ago 19, 2015 17:31 pm - Posted by Vina

Boa tarde pessoal.

Essa foi umas das minhas primeiras aventuras na cozinha. Naquela época eu tinha pouco ou nenhum conhecimento sobre cozinhar, a cozinha em si e nem fazia ideia de que isso viria a se tornar o que eu mais gosto de fazer na vida.

IMG_4083

 

 

Serve: 5 porções

Tempo: 45 minutos

Dificuldade: Média

 

 

Você vai precisar:

– Da sua faca;

– Uma tábua;

– Uma ou duas assadeiras;

– Uma ou duas caçarolas;

– Uma panela de pressão;

 

 

Ingredientes:

– 1 peça de mais ou menos 1,2kg de filé mignon(você pode comprar os 5 ou 10 medalhões – dependendo do tamanho deles – já cortados no supermercado se preferir);

– 1 bandeja de baco em fatias;

– 500g de batatas médias ou pequenas;

– Azeite extra-virgem;

– Salsinha a gosto;

– 3 dentes de alho;

– Metade de uma cebola média picada;

– 40g de manteiga sem sal;

– Ervas a gosto(aqui pode ser tomilho, alecrim, ervas de provance ou outra que você goste);

– 60g de mostarda dijon lisa;

– 60g de mostartda dijon em grãos;

– mostarda amarela a gosto;

– 100ml de creme de leite;

– Sal e pimenta-do-reino a gosto;

IMG_4081

 

Modo de preparo:

Limpe a peça de filé mignon retirando sua capa de gordura e as aparas necessárias e corte a em 10 medalhões médios ou pequenos(a porção será 2 unidades para cada pessoa). Tempere-os com um dos dentes de alho, o sal e a pimenta-do-reino, envolva-os com as fatias de bacon, coloque-os na assadeira e reserve.

Cozinhe as batatas sem descascar na panela IMG_4085de pressão por aproximadamente 6 minutos(não cozinhe muito pois ela vai terminar de cozinhar na caçarola – ou no forno dependendo de como você decida finalizá-la) e reserve. Em uma caçarola adicione um dente de alho picado, metade (ou seja, metade da metade.. rs) da cebola picada, a pimenta-do-reino e doure os dois ingredientes na manteiga. Quando estiverem dourados, adicione os três tipos de mostarda e sempre mexendo vá adicionando o creme de leite. Cozinhe em fogo brando por aproximadamente 10 minutos ou atá reduzir um pouco e apurar o sabor. Acerte o sal e reserve.

Leve os medalhões ao forno alto pré aquecido por aproximadamente 25 minutos, sempre olhando para verificar o ponto. Quando os medalhões estiverem quase no ponto, em uma outra caçarola, doure a cebola e o ultimo dente de alho no azeite. Adicione as batatas já cortadas e vá salteando-as. Adicione a salsinha picada e as ervas escolhidas e salteie-as por mais alguns minutos. Acerte o sal e sirva em seguida com o os medalhões. Você também pode finalizar as batatas no forno, dispondo-as em uma assadeira e temperando com as ervas, o sal a pimenta e regando levemente com azeite. Em seguida coloque-as para dourar no forno. Quando estiverem no ponto, sirva o prato.

Dica: Para verificar o ponto de qualquer carne basta pressionar a peça parte de cima. Se ela afundar bastante e voltar ao estado inicial, está mal passada(antes do ponto). Se só afundar ligeiramente e voltar ao estado inicial, está ao ponto e se ela não afundar está bem passada(depois do ponto).

Aqueça o molho mostarda antes de servir, emprate e sirva em seguida. Bom apetite!

IMG_4086  (As minhas batatas foram finalizadas no forno, apesar de eu preferi-las salteadas)

 

Esta entrada foi publicada em Carnes e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>