ago 26, 2015 17:00 pm - Posted by Vina

Olá pessoal, hoje resolvi preparar um risoto pois já há algum tempo que não postava nenhum e na verdade só postei dois até o momento (O ultimo foi o Risoto de Brie com maça verde e o primeiro foi o Risoto de Brie com presunto parma).

Essa receita me veio a mente e risotos são ótimos para você testar combinações de ingredientes, sabores e texturas. Confesso que o gorgonzola “rouba” um pouco o sabor dos demais ingredientes, então é preciso usá-lo com cuidado. Mas  o prato ficou delicioso.

IMG_6908

 

Serve: 2 porçoes

Tempo: 45 minutos

Dificuldade: Fácil

 

 

Você vai precisar:

– De uma tábua;

– Da sua faca;

– De uma panela de pressão;

-De uma panela funda para o caldo de legumes/galinha;

– De uma panela para o risoto;

 

 

Ingredientes:

– 100g de coração de alcachofra picada;

– 70g de queijo gorgonzola picado;

– 100g de tomates frescos picados;

– 250ml de vinho branco (ou o suficiente para cobrir o risoto na panela);

– 100g de arroz Arbório, Carnaroli ou Vialone Nano;

– Meia cebola média picada;

– 2 dentes de alho picados;

– 30g de manteiga sem sal;

– Azeite extra-virgem a gosto;

– Salsinha picada a gosto;

– Sal e pimenta-do-reino a gosto;

– Queijo parmesão ralado a gosto;

 

 

Modo de preparo:

IMG_6900Lave as alcachofras, corte o talo e coloque-as para cozinhar com água na pressão por aproximadamente 20 minutos (Caso você pretenda comer as pétalas, tempere-as com azeite, sal, cebola, alho e pimenta do reino) e quando estiverem cozidas retire-as da panela, deixe esfriar, retire as pétalas e pique o miolo – “Coração” – das alcachofras em pedaços pequenos. Enquanto isso, dissolva o caldo de legumes/galinha na panela funda com água (você pode preparar o seu próprio caldo ao invés de usar os tabletes que encontramos no supermercado. Veja como aqui) e em outra panela doure o alho, a cebola e a pimenta-do-reino na manteiga adicionando, em seguida, o arroz e deixe “fritar” por alguns segundos.

Depois de “frito”, cubra o arroz com o vinho branco e, sempre mexendo, vá completando com o caldo dissolvido a medida em que, primeiro o vinho evaporar, e depois o próprio caldo for evaporando.

Repita esse procedimento e, quando o arroz estiver quase no ponto adicione as alcachofras picadas, os tomates e por fim o queijo gorgonzola deixando-o derreter por aguns minutos até que o arroz chegue no ponto desejado. Para finalizar adicione a salsinha picada e o queijo parmesão ralado e mexa para misturar e sirva em seguida.

Esse prato é um bom acompanhamento para uma carne de cordeiro ou de porco. E vai muito bem com um vinho tinto! Bom apetite!

IMG_6916

Esta entrada foi publicada em Diversos, Risotos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>