set 02, 2015 17:00 pm - Posted by Vina

Boa tarde pessoal! A receita que vou postar hoje é uma das minhas primeiras receitas em que eu de fato criei um prato, um conceito e executei. Não que não existam pratos de carne com arroz vermelho, mas eu não fiz pesquisa alguma para criá-lo, é isso que quero dizer. Eu coloquei o “roti” entre aspas pois você verá que o molho desse prato nada mais é do que um deglaceado dos sulcos da carne e não um molho a base de carne e vinho como o verdadeiro molho roti.

IMG_6595

Os outros pratos são combinações de elementos que já estava acostumado a trabalhar como o Carré de Cordeiro com purê de abobora, ou o medalhão de mignon ao molho mostarda e até qualquer um dos risotos que já postei. Mas esse foi diferente. Me veio uma ideia durante o sono, e eu nunca havia trabalhado com arroz vermelho, nem quinoa e muito menos azedinha. E o resultado melhor do que eu esperava.

 

Serve: 3 porções

Tempo: 1h20 minutos

Difuculdade: Moderada

 

 

Você vai precisar:

- Da sua faca;

- De uma tábua;

- De duas caçarolas;

- De uma frigideira;

- De uma travessa;

- De uma espátula de silicone ou colher de pau;

 

 

Ingredientes:

- 950g de miolo de alcatra cortados em bombons;

- 400g de arroz vermelho;

- 150g de semente de quinoa real;

- 80g de folhas de azedinha picadas;

- 200g de cebolas cortadas em brunoise;

- 3 dentes de alho picados;

- 60g de cogumelos(opcional);

- 150ml de creme de leite fresco;

- Azeite extra-virgem a gosto;

- Tomilho ou alecrim a gosto;

- Salsinha picada a gosto;

- Sal e pimenta-do-reino a gosto;

 

 

Modo de preparo:

Corte a carne em 6 “escalopes” de uma espessura razoável e tempere-as com o sal, a pimenta-do-reino e o alecrim. Então coloque-os na travessa e reserve. Em uma das caçarolas, doure o alho e metade das cebolas picadas no azeite e assim que estiverem dourados adicione a quinoa para que “frite” por um breve período (assim como fazemos com o arroz). Em seguida cubra com 2 xícaras de água(ou o quanto baste para cobrir a quinoa na panela), deixe a água ferver, acerte o sal, e mexa de vez em quando até levantar fervura. Assim que ferver, tampe e abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos e reserve. Deixe descansar com a tampa fechada por 5 minutos antes de montar o prato.

Dica: Você saberá que a quinoa está cozida quando ela absorver a água, crescer e abrir.

Em outra caçarola, doure o restante da cebola e do alho no azeite e faça o procedimento de cocção para um arroz normal. Assim que o alho e a cebola estiverem dourados adicione o arroz frite-o, adicione a pimenta do reino, a salsinha, e acerte o sal para depois cobrir com 2 xícaras de chá de água e deixe cozinhar por um período de 35 a 40 minutos. O arroz vermelho não fica macio igual ao arroz comum, ele tem um ponto parecido ao do arroz integral.

IMG_6597

Quando o arroz estiver no ponto, adicione a quinoa que havia reservado, a azedinha picada e reserve. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e sele os escalopes por 2 minutos e meio de cada lado em fogo alto(é um tempo bom para filés de 160g). Assim que terminar de selar todos os bifes (reserve-os em um lugar para manter a temperatura), deglaceie o fundo com o creme de leite adicionando, posteriormente, os cogumelos, o sal e a pimenta-do reino. Quando você achar que o molho está no ponto, faça a montagem do prato colocando uma porção do arroz, dois escalopes por porção e despeje o molho por cima, decore com salsinha picada e bom apetite!

IMG_6606 (Prato montato: Bombom de Alcatra ao molho “roti” com arroz vermelho com quinoa e azedinha)

Esta entrada foi publicada em Carnes, Diversos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>