set 09, 2015 17:00 pm - Posted by Vina

Boa tarde pessoal! Eu fiz a receita de hoje num almoço num dos dias entre o natal e o ano novo do ano passado. Tenho que dizer que assim como o entrecôte ou o bombom de alcatra, eu não me baseei em receita alguma para compor o prato(Claro que o molho funghi já é uma receita conhecida, por exemplo). Apenas juntei guarnições que eram do meu gosto e que eu achava que os sabores e as texturas fariam uma boa combinação.

IMG_5951

 

 

Serve: 4 pessoas

Tempo: 1h20min

Dificuldade: Moderada

 

 

Você vai precisar:

– Da sua faca;

– De uma tábua;

– De duas assadeiras;

– De duas caçarolas;

– Uma frigideira;

– De uma panela de pressão;

– De uma espátula de silicone ou colher de pau;

 

 

Ingredientes:

– Um cordão de filé mignon (Mais ou menos 1,2kg);

– 400g de cogumelos diversos (champignon, funghi, shitake, shimeji, paris e etc);

– 1 cebola média cortada em brunoise;

– 5 dentes de alho;

– 100g de manteiga;

– 240g de couve-de-bruxelas;

– 240g de batatas picadas em concassé;

– Alecrim a gosto;

– Azeite de oliva extra-virgem a gosto;

– Sal e pimenta-do-reino a gosto;

 

 

Modo de preparo:

IMG_5964Descasque e corte as batatas em concassé e coloque-as na panela de pressão para pré-cozer por aproximadamente 6 minutos depois que pegar pressão. Em seguida retire-as da panela e disponha-as em uma assadeira adicionando o sal, a pimenta-do-reino, o alecrim e por fim o azeite até que elas fiquem meio embebidas. Leve ao forno pre-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam douradas e reserve.

Coloque o cordão de filé mignon na tábua e limpe-o retirando as aparas e gorduras até que você considere que está suficiente e abra-o cortando com a faca por uma das pontas até a outra para que ele fique tipo uma massa aberta. Tempere nos dois lados com dois dentes de alho, o sal e a pimenta-do-reino e reserve.

Em uma caçarola, doure a cebola e dois dentes de alho na manteiga e vá adicionando os cogumelos gradualmente e refogue-os até que dourem. Acerte o sal e em seguida recheie o filé que estava aberto e enrole-o formando uma espécie de “rocambole”. Corte o rocambole em 3 partes (acredito ser o ideal) e sele-as dos dois lados por 1,5 minutos cada. Em seguida disponha-os em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 25 minutos ou até que chegue ao ponto desejado.

Em outra caçarola, ferva as couves-de-bruxelas em água. Quando elas estiverem cozidas, retire a água da panela, adicione um pouco de azeite de oliva, refogue com 1 dente de alho, acerte o sal e monte o prato com todos os itens e sirva em seguida. Bom apetite!

IMG_5965

IMG_5966

 (Prato montado. Foi um dos primeiros que fiz, ainda precisava – e continuo precisando – evoluir na apresentação)

Esta entrada foi publicada em Carnes e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>