nov 18, 2014 13:17 pm - Posted by Vina

O Risoto é um prato simples e fácil de fazer. Sua base é sempre a mesma(arroz) e você pode combinar ingredientes que goste para fazer o prato. Mas é fundamental ter conhecimento dos sabores dos ingredientes que irá utilizar, pois no momento da junção deles a combinação dos sabores é que dará vida ao seu prato.

 

Serve: 4 porções

Tempo: 30 a 40 minutos

Dificuldade: Média

 

 

Você vai precisar:

– De uma tábua;

– Da sua faca(se não tem uma, compre. Todo cara que cozinha deve ter a sua faca. E isso é muito pessoal);

– De uma colher de pau ou espátula com ponta de silicone(eu particularmente prefiro a colher de pau);

– Amassador de alhos(não é obrigatório, eu mesmo gosto de picar o alho).

– Uma concha de sopa;

 

 

Ingredientes:

– 300g arroz Arbório, Carnaroli ou Vialone Nano(o mais indicado nesse caso é o arbório que vai bem com carne, seja bovina ou suina. É inclusive o mais facilmente encontrado nos supermercados. Mas eu irei explicar em outro post a diferença entre os três tipos);

- 250g de Presunto tipo parma em fatias;

- Meia cebola picada(eu não sou muito chegado a cebola, mas você pode usar uma inteira tranquilamente, se quiser);

- 2 dentes de alho picado;

- 1 tablete de caldo de sua preferência, de galinha ou carne de (A dica aqui é em qualquer risoto usar o caldo que você goste mais e que orne com o sabor dos ingredientes que estiver usando. Você inclusive pode preparar seu próprio caldo, seja de peixe, carne, frango ou legumes. Mas eu falarei disso em  outro post);

- 250ml de vinho branco(eu geralmente uso o santa Helena que custa em torno de R$ 18,00. É um vinho mais do que bom para cozinhar, inclusive você pode bebe-lo depois. Já usei vinhos nacionais mais baratos para fazer o risoto e não ficou bom, alguns até ficaram horríveis);

- 300g de queijo tipo brie(pode ser aquele em peças triangulares, tipo o president, que vende no supermercado);

- sal e pimenta do reino a gosto;

- azeite a gosto;

- salsinha a gosto;

IMG_3598IMG_3599

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modo de Preparo:

Pique as fatias de presunto ao meio ou em pedaços menores e o queijo brie em cubos e reserve.

Encha 3/4 de um caldeirão (panela de sopa) de agua e dissolva o caldo de galinha em fogo baixo e mantenha o fogo baixo.

Em uma panela jogue um fio de azeite e ,em fogo alto, junte o alho e a cebola picados (se quiser, nesse momento coloque um pouco de pimenta do reino para refogar os temperos). Assim que o alho e a cebola começarem a dourar, jogue o arroz e mexa durante aproximadamente 1 minuto (Aqui ainda não é necessário colocar o sal como fazemos ao cozinhar um arroz convencional, pois o presunto parma já é salgado. Então somente ao final colocaremos o sal, se necessário) e em seguida adicione o vinho branco até cobrir todo o montante de arroz da panela.

Baixe o fogo para o nível médio e mexa até que o álcool do vinho evapore e assim que a panela começar a secar, com a concha, despeje uma quantidade suficiente do caldo dissolvido que estava no caldeirão até que cubra novamente a quantidade de arroz da panela. Repita esse procedimento por quantas vezes for necessário até que o arroz fique no ponto (ele tem que estar “al dente”, o que quer dizer cozido mas não mole ou desmanchando).

Assim que estiver no ponto, adicione o presunto e o queijo que tinha reservado e mexa para misturar e para que o queijo derreta.

Decore o prato com o parmesão e a salsinha e Sirva em seguida! Esse prato vai muito bem com um escalope bovino e um vinho tinto!

Bom apetite!

Esta entrada foi publicada em Risotos e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>