abr 04, 2015 21:40 pm - Posted by Vina

Sabe aquele caldo Knorr que a gente usa no dia-a-dia? Muito prático né? Pois bem, vou dizer agora como prepara-lo de forma caseira e natural. E o melhor, você pode deixar a seu gosto e com o seu tempero pessoal!

knorr

Nota: Vale dizer que você pode se aproveitar de ingredientes para preparar o caldo e depois armazená-lo. A intenção não é comprar um frango para fazer um caldo de galinha. E sim, quando você desossar o frango, se aproveitar do esqueleto para fazer o caldo. O mesmo vale para o caldo de carne e peixe.

 

Tempo:

 

40 a 60 minutos

 

Dificuldade:

 

Fácil para o caldo de legumes e média para os demais

 

Você vai precisar:

 

– De uma tábua;

– Da sua faca (lembre-se, a faca do chef);

– De uma panela convencional ou caldeirão (depende de qual caldo você fizer);

– De um pedaço de barbante (para o “Bouquet garni”);

– De uma faca para desossar frango;

– De uma travessa de vidro;

– De uma peneira;

 

 

Ingredientes:

 

- Um frango inteiro ou uma anchova inteira (ou outro peixe de agua salgada como robalo ou pescada) ou uma porção de 200g de alguma carne com osso como a bisteca o ossobuco ou o T-bone(você só irá utilizar um dos três, pois não vai fazer um caldo de carne, frango e peixe ao mesmo tempo. E lembre-se da nota ali de cima!);

– 400g de cebola picada;

– 200g de cenoura picada;

– 200g de salsão ou alho-poró picados;

– sal a gosto;

– azeite a gosto;

– um talo de salsa;

– um talo de salsão;

– um talo de alho-poró;

– um ramalhete de tomilho;

– uma folha de louro;

 

 

Modo de preparo:

 

​A base de qualquer caldo é o “Mirepoix”, que nada mais é que uma mistura de legumes aromáticos cortados em tamanhos regulares, usado para dar sabor e aroma a diversas preparações. Geralmente composto por 50% de cebola, 25% de cenoura e 25% de salsão. Também é comum o uso de 25% de alho-poró ao invés de salsão.

MIREPOIX (Mirepoix)

Caldo de Legumes:

 

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite e refogue por cerca de um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com agua em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a agua entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a agua deve ficar borbulhando “meias” bolhas).

Escorra o Mirepoix e o Bouquet com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele. Quando quiser utilizar é só descongelar!

 

 

Caldo de Frango:

 

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. Desosse o frango com a faca e reserve a coluna espinhal. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite, junte com uma pequena parte da asa ou coxa do frango e refogue por cerca de um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com agua em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e a coluna espinhal do frango que você reservou e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a agua entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a agua deve ficar borbulhando “meias” bolhas).

Escorra os Mirepoix, o Bouquet e a coluna espinhal do frango com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele.

 

 

Caldo de Carne:

 

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. Limpe a carne separando-a do osso (não precisa ser minuciosamente pois um pouquinho de carne colada no osso dará sabor ao caldo também). Coloque os ossos na travessa, torre-os em forno alto (É isso mesmo! Até que fiquem muito bem passados!) e reserve. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite, junte a carne limpa e refogue por aproximadamente um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com agua em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e os ossos torrados que você reservou e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a agua entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a agua deve ficar borbulhando “meias” bolhas).

Escorra os Mirepoix, o Bouquet e os ossos torrados com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele.

 

 

Caldo de Peixe:

 

Amarre com um barbante o talo de salsa, salsão, alho-poró, o tomilho e a folha de louro e reserve. Este é o seu Bouquet garni. Retire a coluna espinhal do peixe e reserve. No caldeirão, distribua o Mirepoix no fundo com um fio de azeite, junte uma pequena porção da carne do peixe limpa e refogue por aproximadamente um minuto e meio em fogo alto. Em seguida cubra com agua em quantidade suficiente que você desejar fazer de caldo. Acrescente o Bouquet garni e a coluna espinhal do peixe que você reservou e ferva por aproximadamente 30 minutos (lembre-se que quando a agua entrar em ebulição você deve abaixar o fogo e a agua deve ficar borbulhando “meias” bolhas).

Escorra o Mirepoix, o Bouquet e a coluna espinhal do peixe com uma peneira e coloque o caldo em formas de gelo ou copinhos em pequenas porções e congele.

Note que todos os caldos seguem o mesmo procedimento, variando apenas em algumas particularidades como torrar os ossos da carne bovina. A parte um pouco mais complicada de se fazer os caldos caseiros é a desossa e a limpeza das carnes utilizadas. No mais, fica saboroso e não tem componentes químicos como conservantes e aromatizantes! Bom proveito e bom apetite!

caldo-congelado

Esta entrada foi publicada em Diversos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>