mai 07, 2015 17:30 pm - Posted by Vina

Essa receita foi uma grata surpresa para mim. Antes de fazê-la eu havia comido Pana Cotta apenas uma vez no Nou (veja o que eu falei sobre ele aqui). Então não tinha muito conhecimento, mas essa receita é muito fácil e simples e graças a Deus deu tudo certo! Eu fiz essa receita no mesmo dia em que fiz a salada de brie e o entrecôte no dia em que fiz um jantar para 10 pessoas(contei tudo aqui).

IMG_5893

Serve: 12 porções (do tamanho de da forma de empada)

Dificuldade: Fácil

Tempo: 5 horas e 10 minutos

Você vai precisar:

- Não, hoje você não vai precisar da sua faca! rsrs

- Formas de empadas(não é obrigatório mas para essa quantidade dá pra encher as 12 forminhas);

- Um recipiente pequeno;

- Uma colher de pau;

Ingredientes:

Para a Pana Cotta:

- 500ml de creme de leite fresco;

- 250ml de leite uht integral;

- 150g de açúcar;

- 7g de gelatina incolor(equivale a um pacotinho);

- 1 fava de baunilha(ou 2 colheres de chá de essência de baunilha. Aqui você também pode dar o sabor que desejar à sua Pana Cotta. Colocando a essência que quiser, como por exemplo caramelo, morango, frutas vermelhas e etc.)

Para a calda de frutas vermelhas:

- 200g de frutas vermelhas (podem  ser congeladas, mas é preferível que sejam frescas)que podem ser morangos, framboesas, amoras, mirtilos (blueberrys);

- 50g de açúcar;

Modo de preparo:

Calda:

IMG_5889Aqueça todos os ingredientes juntos e vá experimentando, até formar uma calda ligeiramente espessa. Eu particularmente gosto dos pedacinhos das frutas na calda (muitas delas simplesmente desmancham), mas se você preferir pode peneirar para que ela fique coada.

Pana Cotta:

No recipiente pequeno coloque a gelatina e jogue um pouco de água, o suficiente para que a gelatina absorva a água e fique durinha. Se você colocar muita agua a gelatina irá dissolver.

IMG_5887Aqueça o leite em uma panela até que ele atinja o ponto de pré-fervura (quando sobem aquelas bolhas, mas ainda não está fervendo) e nesse momento adicione o creme de leite, o açúcar e a gelatina sempre mexendo para que tanto o açúcar quanto a gelatina sejam dissolvidos. Em seguida corte a fava de baunilha ao meio e raspe o interior adicionando a mistura da panela (ou as duas colheres de chá da essência de baunilha).

Espere esfriar um pouco e despeje a mistura da panela nas formas e coloque na geladeira por 5 horas. Depois de pronta, desenforme e monte o prato junto com a calda de frutas vermelhas da maneira que preferir e aproveite essa deliciosa sobremesa!

IMG_5891

Esta entrada foi publicada em Sobremesas e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>