mai 15, 2015 16:30 pm - Posted by Vina

A receita de hoje é, além de muito saborosa, especialmente divertida. Isso por conta do filme da Pixar. Sempre que eu vejo o filme, fico com vontade de comer o bendito do Ratatouille!

O segredo de um bom Ratatouille é cozinhar cada um dos legumes separadamente, assim cada um preservará seu sabor. Essa receita teve origem no século 18 na região da Provença e de Nice, na França.

 

Tempo: 1 hora

Dificuldade: Média

Serve: 6 porções

 

 

Você vai precisar:

- da sua faca;

- uma tábua;

- pequenos recipientes para reservar os legumes picados;

 

 

Ingredientes:

– 6 escalopes de filé mignon;

- 6 cebolas pequenas ou medias;

- 6 tomates;

- 6 abobrinhas médias;

- 1 berinjela;

- 120g de azeitonas verdes;

- 2 dentes de alho;

- azeite extra virgem a gosto;

- ervas de Provença (tomilho, coentro e funcho) a gosto;

- Vinho branco de sua preferência para regar;

- Sal e pimenta do reino a gosto;

Nota: Na receita original do Ratatouille é obrigatória a presença do tomate e da berinjela,
sendo os outros ingredientes mais livres para se variar no prato. Muitas receitas utilizam os pimentões (os quais eu não coloquei na receita por opção) e já outras, azeitonas (como eu fiz). Então essa parte fica mais livre para a pessoa dar o seu toque a receita.

IMG_5914

(O meu mirepoix para o Ratatouille)

 

 

Modo de preparo:

Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino (aqui você pode por o tempero que preferir) e reserve.

Pique cada um dos vegetais em cubos pequenos (Ou em rodelas. Aqui vai ao gosto pessoal de cada um) e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a cebola picada e deixe dourar levemente juntamente com o alho picado.

IMG_5915Em seguida acrescente o vegetal que se pretende cozinhar (aconselho primeiro cozinhar a berinjela, pois em um curto período de tempo exposta ao ambiente a cor dela vai escurecendo) juntamente com as ervas, a pimenta do reino e o sal. Regue com o vinho branco e cozinhe em fogo baixo com a tampa semiaberta até que o vegetal adquira a consistência desejada (fique “molinho”).

Lembre-se que se deve fazer isso para cada um dos vegetais (neste caso tomates, abobrinhas e berinjelas), pois eles devem ser cozidos separadamente para preservar o máximo de seus sabores.

Coloque os escalopes na grelha e sele cada lado por aproximadamente 2 minutos (para que fiquem “ao ponto”) ou pelo tempo que for necessário para que fiquem no ponto que desejar.

Ao final, junte todos os vegetais cozidos em uma única panela, mexa por alguns segundos e sirva em seguida.

Esse prato pode ser servido juntamente com uma massa ou com arroz e uma carne(como na foto).

IMG_5916

Esta entrada foi publicada em Carnes, Diversos e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>