mai 21, 2015 16:40 pm - Posted by Vina

Olá pessoal. A receita de hoje é mais complexa do que parece para quem é cozinheiro de primeira viagem ou com pouca experiência (no caso eu que nunca havia feito, aberto e/ou recheado uma massa).

Então um conselho que eu dou caso você nunca tenha feito uma massa é: Comece por uma massa tradicional que não seja recheada. Ou se quiser fazer uma massa recheada certifique-se de que tenha um tempo considerável disponível, pois do contrário, seus convidados ficarão com fome por conta da demora. Foi o que aconteceu quando eu fiz o jantar no dia do amigo secreto na época do Natal(contei tudo sobre esse dia aqui). Ainda bem que era minha família e eles entendem.

IMG_6002

Serve: 4 porções

Tempo: Aproximadamente 1 hora e 40 minutos.

Dificuldade: Moderada

Você vai precisar:

- Da sua faca;

- Uma escumadeira;

- Um rolo ou uma máquina para abrir massas;

- Uma carretilha para massas (pode ser substituída por um garfo desde que o processo seja bem executado);

- Um fouet (não é obrigatório);

Ingredientes:

Para a massa:

- 400g de farinha de trigo;

- 16 gemas

Recheio:

- 500g de burrata de búfala (pode ser mussarela de búfala também) triturada ou amassada. A burrata é bem cremosa e não precisa de muito esforço.

- 250g de azeitonas pretas sem caroço (aqui pode ser a que te agrade mais. A portuguesa, a chilena, a espanhola. Fica a seu critério).

- 2 dentes de alho picados;

- 15g de manjericão picados;

- 100ml de azeite de oliva extra virgem;

Molho:

- 720g de tomates á sua escolha(eu gosto do carmem, do caqui ou do italiano);

- 5 dentes de alho;

- Ervas e temperos à gosto(Sugiro usar tomilho, alecrim, ervas de Provença, pimenta do reino e etc.)

- 250ml de azeite de oliva extra virgem;

- sal a gosto;

- 1 cebola média cortada em rodelas (coloque a cebola se desejar, é opcional);

Modo de preparo:

Massa:

IMG_6001Misture as gemas e a farinha até que fique homogênea. Envolva em papel-filme e deixe descansar por 30 minutos (enquanto isso prepare o recheio e o molho). Passados os 30 minutos abra a massa com o auxilio do rolo ou da máquina, passando quantas vezes forem necessárias para que a massa fique na espessura que desejar (lembre-se que caso ela fique muito fina, pode estourar ao cozinhar, e caso fique muito grossa dará a impressão de que a pessoa só estará comendo massa ao provar o prato). Recheie e feche a massa e corte os baulettis retangulares com a carretilha e cozinhe em agua fervente com sal (pelo amor de Deus não coloque azeite na água. rs).

Recheio:

azeitona-preta-descarocadaPara o recheio separe a burrata e junte os demais ingredientes num mixer ou liquidificador e bata até atingir a consistência do pesto. Nesse momento você pode optar por misturar o pesto com a burrata e deixar uma única mistura ou juntar as duas coisas apenas na hora de rechear a massa.

Molho:

confit-tomatePara o molho existem duas opções. Definitivamente a mais prática é utilizando o forno (e dependendo da quantidade também só será possível fazer no forno), mas também pode-se fazer no fogão, o que eu particularmente prefiro. Sendo assim, descasque os tomates e corte-os em cruz partindo da parte de cima do tomate e coloque-os em uma panela (ou num refratário se for fazer no forno) cobrindo com o azeite extra virgem e adicionando o alho, a cebola e as ervas e temperos que tiver escolhido. Cozinhe em fogo baixo (ou leve ao forno preaquecido a 160 oC por 45 minutos misturando os tomates a cada 15) por cerca de 90 minutos.

Montagem:

Tenha em mente que quando você cozinhar a massa, o molho já tem que estar quase, senão, pronto. Então após terminar o cozimento disponha uma porção de alguns baulettis num prato (eu escolhi um fundo com borda larga) e despeje o molho por cima, decore com um pouco de salsinha e sirva em seguida. Bom apetite!

IMG_5987

Esta entrada foi publicada em Massas e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>