jun 17, 2015 18:30 pm - Posted by Vina

Olá pessoal! Depois da semana do dia dos namorados, voltamos com as receitas! E a de hoje é um molho de pimenta para você fazer em casa. É muito rápido e fácil de fazer e se você, assim como eu, adora pimenta com certeza vai se deliciar!

IMG_4133

 

Serve: 2 porçoes

Tempo: 20 minutos para preparo e mais 2 semanas para curtir

Dificuldade: Fácil

 

 

Você vai precisar:

– da sua faca;

– de uma tábua;

– um bowl(ou uma tigela);

– uma peneira(de preferencia de metal);

– uma panela média;

– Dois potes para conservas;

– Um liquidificador;

 

 

Ingredientes:

– 120g de pimenta Malagueta fresca;

– 120g de pimenta Dedo-de-moça fresca;

– 120g de pimenta Cayenne fresca;

– 120g de pimenta Habanero(ou biquinho ou qualquer outra que você prefira);

– Uma cebola média;

– Três dentes de alho;

– Uma folha de louro;

– Salsinha a gosto;

– Azeite para cobrir;

Nota: Aqui você pode adicionar o tempero que preferir, como tomilho, erva-doce ou alguma outra erva.

 

 

Modo de preparo:

Limpe as pimentas (retirando os talos e imperfeições) e faça um corte transversal em cada uma delas de modo que as sementes fiquem expostas e reserve. Adicione água e gelo ao bowl e reserve. Em uma panela média ferva água suficiente para uma porção de pimenta e vá adicionando-as aos poucos. Ferva cada porção por 2 minutos e imediatamente ao tirar da panela jogue as pimentas no bowl com água e gelo. Retire-as e coloque-as no pote para conservas.

Repita esse processo para todas as porções de pimenta até que todas estejam no pote (esse processo de choque térmico nos alimentos chama-se “branqueamento” e utilizamos essa técnica para fazer o molho pois os poros das pimentas irão se abrir com o choque térmico, possibilitando que o azeite passe por entre eles e por dentro das pimentas, dando assim mais sabor ao seu molho). Adicione a folha de louro, a cebola, os dentes de alho, a salsinha e as ervas que tiver escolhido e por fim cubra tudo com azeite extra virgem. Deixe o molho descansar por, no mínimo duas semanas (mas quanto mais tempo mais gosto o molho irá pegar).

Depois de duas semanas despeje o conteúdo dos potes no liquidificador e bata até que fique uma mistura homogênea e sem seguida retorne a mistura aos potes. Sirva com bolinho de bacalhau, risoles, coxinha, feijoada (eu usei no steak tartar), enfim qualquer prato em que você deseje colocar pimenta!

IMG_4138

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Diversos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>