jun 24, 2015 18:30 pm - Posted by Vina

Olá pessoal! Essa receita eu fiz no almoço do dia das mães(olha aqui) e confesso que nunca havia cozinhado essa abóbora. Pra facilitar mais a minha vida(só que não) eu comprei ela inteira e descasquei, cortei, cozinhei e fiz o purê! Mas no final deu tudo certo e ficou uma delícia!

IMG_6509

 

Serve: 4 porções

Tempo: de 40 a 50 minutos

Dificuldade: Moderada

 

 

Você vai precisar:

– Da sua faca;

– De uma tábua;

– De uma travessa assadeira;

– De um processador de alimentos;

– De uma panela de pressão;

– De um espremedor de batatas;

 

 

Ingredientes:

 

Carré de cordeiro:

– 1kg aproximadamente de costelas de cordeiro (vende congelada no supermercado);

– 1/2 cebola média picada;

– 2 dentes de alho;

– Suco de 1 limão convencional ou siciliano;

– uma folha de louro;

– Tomilho a gosto;

–  Salsa a gosto(ou qualquer outra erva do seu gosto para fazer o Bouquet Garni,  como Salsão, Sávia, alecrim entre outros);

– Sal e pimenta do reino à gosto;

 

 

Purê de abóbora Cabotiá:

– 1 abóbora cabotiá média inteira;

– 2 dentes de alho;

– 1 cebola média picada;

– Salsinha a gosto;

– Azeite extra virgem a gosto;

– 60g de manteiga sem sal(se necessário);

– 100ml de creme de leite fresco(se necessário);

– Sal e pimenta do reino a gosto;

 

 

Pesto de hortelã:

– 1 1/2 xícara de folhas de hortelã frescas;

– 1 1/2 xícara de salsinha picada fresca;

– 2 dentes de alho;

– 3 colheres de sopa de azeite extra virgem;

– Sal e Pimenta do reino a gosto;

 

 

Modo de preparo:

 

Carré de cordeiro:

IMG_6496Limpe os carrés, reserve as arestas, separe-os individualmente e disponha-os na travessa assadeira. Tempere todos os carrés com sal e pimenta do reino, esprema o suco do limão por cima para marinar e reserve.  Em uma panela, coloque a cebola picada, o alho e o azeite e refogue as arestas que tinha reservado até dourem ligeiramente. Adicione água suficiente para fazer um caldo e adicione o Bouquet-Garni para dar o aroma a seu caldo. Reserve.

Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 230 oC até que estejam assados (você pode escolher a opção gratinar nos minutos finais para que eles fiquem dourados por cima), regando com o caldo de tempos em tempos. Quando estiverem prontos monte o prato juntando com o purê e o pesto de hortelã e sirva em seguida.

 

 

Purê de Abóbora Cabotiá:

Descasque a abóbora e corte-a em pedaços IMG_6505pequenos ou médios. Cozinhe-as na pressão por aproximadamente 12 minutos até que fiquem bem molinhas e reserve. Em uma panela refogue a cebola picada, alho e a pimenta do reino no azeite e em seguida esprema a pasta das abóboras e vá mexendo para que fique na consistência desejada. Caso as abóboras não tenham ficado na consistência correta para o purê apenas com o cozimento, vá adicionando a manteiga e o creme de leite, sempre mexendo, para que chegue na textura desejada. Monte no prato junto com o carré e o pesto de hortelã e sirva em seguida.

Pesto de Hortelã:

Junte todos os ingredientes no processador de alimentos e bata até que atinja a consistência desejada. Caso necessário adicione mais azeite. Na hora de montar o prato, jogue por cima do purê ou do carré e sirva em seguida.

IMG_6514

(Prato montado: Carré de cordeiro com purê de abóbora Cabotiá e pesto de hortelã)

Esta entrada foi publicada em Carnes e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>